Naturologia


NATUROLOGIA





O que é?
Ciência da saúde que objetiva o estado harmônico do ser humano com seus diversos níveis e necessidades (físico, emocional, psicológico, social e ambiental). Compreende que a saúde, propriamente dita, abrange a inter-relação adequada e equilibrada entre estes diversos fatores da vida, não significando, portanto, simplesmente a ausência de sintomas ou doenças. A Naturologia promove a saúde dos seres humanos, bem como previne contra as doenças. O termo utilizado para denominar o profissional de Naturologia é naturólogo.
Naturologia não é terapia ou medicina alternativa, já que entende que não é necessário, num tratamento de saúde, alternar entre as profissões da área: ou Medicina, ou Naturologia, ou Psicologia, ou Fisioterapia, etc. Todas estas áreas são importantes e complementam-se entre si, não sendo aconselhável o exclusivismo em relação a qualquer uma delas.
Como recurso terapêutico faz uso de terapias naturais, tais como: Fitoterapia; Hidroterapia; Reflexoterapia; Florais de Bach (e outros métodos florais); Geoterapia; Cromoterapia/Cromopuntura; Massoterapia; Aromaterapia; Musicoterapia; Arteterapia; Trofoterapia; Iridologia/Irisdiagnose. Todas estas práticas terapêuticas naturais, bem como toda a visão que a Naturologia tem do homem e sua saúde, têm como base as medicinas tradicionais do mundo. São exemplos destas medicinas tradicionais, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Medicina Ayurveda, a Medicina Xamânica, dentre outras.

Leia também: tratamentos naturais