1 de dezembro de 2008

Reflexologia - equilíbrio para todo o organismo

www.paulogustavotavares.blogspot.com

O que é:
A Reflexologia é uma Prática Natural que se baseia nos pontos reflexológicos de todo o corpo localizado nos pés e nas mãos, a fim de estimular o sistema de equilíbrio do organismo.
Como, onde e quando surgiu:
Algumas bibliografias citam que a Reflexologia é originária da China, onde era praticada como medicina popular por volta de 4000 a.C. No Egito, existem registros em pinturas da prática da Reflexologia datados de 2330 a.C.O primeiro autor ocidental a escrever sobre a Reflexologia foi Voltolini, em 1883 e a partir de então novas pesquisas foram surgindo até os dias de hoje, quando podemos encontrar diversas pesquisas científicas sendo produzidas em todo o mundo.
Quais os princípios:
O homem dispõe de um potencial energético (membros superiores, inferiores, órgãos e sistemas) que quando estimulado corretamente, proporciona a harmonização do fluxo dos meridianos. Pesquisas científicas têm mostrado importantes relações entre o fluxo energético dos meridianos do corpo com a emoção e com o metabolismo.O ser humano não é feito de partes, todos os sistemas estão intimamente ligados e quando um está em desequilíbrio, observa-se o desequilíbrio de todos os sistemas. A fisiologia explica como os órgãos estão ligados entre si, da mesma forma que a emoção interage diretamente com os órgãos.A própria história mostra que o homem, no seu pensar, agir, ser e ter traça a sua história como um todo: MENTE, CORPO e ESPÍRITO. Segundo Dougans, 1992, “A Reflexolgia é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexológicos precisos dos pés e das mãos que correspondem a todos os órgãos e membros do corpo.” Assim, os pontos reflexológicos representam o microcosmo do corpo, incluindo também glândulas, encéfalo, sistema nervoso autônomo e as emoções.O objetivo da reflexologia é fazer com que o metabolismo entre em homeostase gerando ao corpo fisiológico e ao corpo emocional bem estar e equilíbrio nas suas funções.O mecanismo de ação pelo qual a reflexologia age ao efetuar o estímulo ou a pressão, se caracteriza pela ação do estímulo nos receptores sensoriais da pele nas terminações nervosas livres via aferente, passando pela coluna vertebral (medula espinhal), bulbo, ponte, mesencéfalo, tálamo, chegando até as áreas superiores no córtex cerebral onde a informação é decodificada. O trajeto do retorno da informação acontece via eferente, passando pelo sistema nervoso autônomo (sistema simpático e parassimpático) ativando o equilíbrio dos órgãos e desbloqueando os plexos nervosos dos pés e das mãos.
Práticas associáveis:
Aromaterapia, Talassoterapia, cromoterapia, fitoterapia, Geoterapia, Florais.
Colaboração:
Fabiana F. Molin De Barba
Naturóloga

1 comentários:

João Fernando Barista disse...

Ola Paulo!!Não acredito que um blog como o seu esteja sem comentários, nossa, com estes assuntos que você aborda, era para várias pessoas estarem lendo. Gostei muito de seus textos e a forma que você escreve, os assuntos ficam mais claros para pessoas que não tem conhecimento sobre o assunto lerem. Abandonei a naturologia mas gosto muito desta filosofia de vida e seu blog será minha fonte de informação.
Um abraço!!!